Mitsubishi Pajero - 1985
Mitsubishi Pajero - 1988
Mitsubishi Pajero - 1992
Mitsubishi Pajero - 1993
Mitsubishi Pajero - 1997
Mitsubishi Pajero - 1998
Mitsubishi Pajero - 1998
Mitsubishi - 1998
Mitsubishi Pajero - 2001
Mitsubishi Pajero - 2001
Mitsubishi Pajero - 2001
Mitsubishi Pajero - 2011
Mitsubishi Pajero - 2002
Mitsubishi Pajero - 2002
Mitsubishi Pajero - 2002
Mitsubishi Pajero - 2002
Mitsubishi Pajero - 2003
Mitsubishi Pajero - 2003
Mitsubishi - 2003
Mitsubishi Pajero - 2003
Mitsubishi Pajero - 2004
Mitsubishi Pajero - 2004
Mitsubishi Pajero - 2004
Mitsubishi Pajero - 2005
Mitsubishi Pajero - 2005
Mitsubishi Pajero - 2005
Mitsubishi Pajero - 2005
Mitsubishi Pajero - 2006
Mitsubishi Pajero - 2006
Mitsubishi Pajero - 2006
Mitsubishi Pajero - 2006
Mitsubishi Pajero - 2007
Mitsubishi Pajero - 2007
Mitsubishi Pajero - 2007
Mitsubishi Pajero - 2007
Mitsubishi Pajero - 2008
Mitsubishi Pajero - 2008
Mitsubishi Pajero - 2009
Mitsubishi Pajero - 2009
Vitória da Mitsubishi em 1992
Vitória da Mitsubishi em 1993
Vitória da Mitsubishi em 1997
Vitória da Mitsubishi em 1998
Vitória da Mitsubishi em 2003
Vitória da Mitsubishi em 2004
Vitória da Mitsubishi em 2005
Vitória da Mitsubishi em 2006
Vitória da Mitsubishi em 2007
As 12 vitórias Mitsubishi no “Dakar”

A Mitsubishi chegou ao "Dakar" em 1983, na quinta edição da prova, mas teve de esperar dois anos até afirmar o Pajero, curiosamente num ano em que teve um adversário com o peso da Porsche. Foi a primeira das 12 vitórias de uma marca que esteve imbatível entre 2001 e 2007, quando se disputou o último Lisboa-Dakar. Curiosamente, os japoneses nunca conseguiram vencer depois do "Dakar" ter mudado para a América do Sul.

1985 - Os alemães tinham ganho com o 953 no ano anterior e estreavam o novo 959. Mas Zaniroli/Da Silva garantiram o primeiro dos 12 triunfos da Mitsubishi, um recorde que continua à espera para ser batido.

1992 – Depois de sete anos de jejum, Auriol/Monnet venceram a armada da Citroen, numa edição que terminou na Cidade do Cabo. Foi o mais longo "Dakar" de sempre e poucos esperavam que a Citroen, que herdara os imbatíveis Peugeot, pudesse vir a ser derrotada.

1993 – Saby e Dominique Serieys, o futuro director desportivo da Mitsubishi, foram os primeiros classificados no regresso da prova a Dakar.

1997
– Entre 1994 e 1996 a Citroen dominou a maratona. Mas depois de três vitórias consecutivas da marca francesa, Lartigue, Shinozuka/Magne, garantiram a quarta vitória da Mitsubishi num ano em que os regulamentos impuseram carros mais próximos das especificações de série, que contrastavam com os verdadeiros protótipos dos anos anteriores.

1998 – Sem a ameaça da Citroen, a Mitsubishi garantiu os quatro primeiros lugares da geral, num ano em que Fontenay fez a festa.

2001 – Depois de duas vitórias de Schlesser com o seu buggy, que tirou total partido da alteração dos regulamentos, a Mitsubishi reencontrou-se com a vitória. Carlos Sousa esteve perto do êxito, mas Jutta Kleinschmidt tornou-se na primeira mulher a vencer o "Dakar".

2002 – Masuoka foi o vencedor de uma edição onde a Mitsubishi colocou nove pilotos entre os 10 primeiros classificados, o que diz bem do domínio dos Pajero, independentemente do seu nível de preparação.

2003 – Na estreia do Pajero Evolution, um verdadeiro carros de competição com uma carroçaria em carbono, Peterhansel perdeu a vitória com a meta à vista, mas Masuoka assegurou o triunfo Mitsubishi.

2004
– Depois de seis vitórias em moto, Stephane Peterhansel averbou a sua primeira vitória ao volante de um Pajero Evolution.

2005 – Peterhansel voltou a vencer, secundado por Alphand, numa edição em que se estrearam os Race Touareg, mas os VW acusaram grandes problemas de fiabilidade e nunca foram uma ameaça real.

2006 – Alphand chegou à vitória num ano em que um erro de Peterhansel na Guiné, o afastou de uma vitória que parecia segura.

2007
– A vitória de Peterhansel no Lisboa-Dakar elevou para nove, o seu número de triunfos. Seis em moto, e três com a Mitsubishi. Foi um triunfo difícil para o Pajero Evo cujo motor diesel começava a sentir grandes problemas para rivalizar com a performance dos VW Race Touareg, apesar das grandes evoluções ao nível da carroçaria e do chassis. Os motores a gasolina dos Pajero consumiam muito mais do que os diesel da VW, e o excesso de peso à partida das etapas mais longas condicionava as suas performances.

2008-2009 - O Lisboa-Dakar de 2008 foi anulado devido à ameaça de um ataque terrorista à caravana, gorando a estreia do Racing Lancer com motor diesel. O adeus do "Dakar" a África também foi o adeus à tradição vitoriosa da Mitsubishi na grande maratona. Na prova disputada em 2009 na Argentina e no Chile o Racing Lancer mostrou que estava aquém do que se esperava e a marca japonesa acabou por se afastar da competição.

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